Projeto arquitetônico para residência unifamiliar com dois pavimento.
Implantada em terreno plano, de esquina e caraterizada por volumes e blocos interseccionados, está localizada em Bagé (RS) fronteira do Brasil com Uruguai, a Residência VAZ COMIN é destaca-se do entorno das demais em virtude do estilo arquitetônico contemporâneo no bairro Jardim do Castelo este caracterizado por residências em sua maioria de estilo colonial e eclético.
O uso de formas simples e jogo de volume dão imponência e destaque para residência. A ideia era transformá-la de forma que abraçasse o terreno e resultasse em um pátio interno bem iluminado e ventilado. “Os clientes desejavam uma construção que obtivesse maior espaço livre e de fácil integração com os seus compartimentos sem perder a privacidade” ressalta o Arquiteto Dineu Borba Neto.
Por estar localizada em Bagé no Sul do Brasil e o churrasco ser uma dos hábitos culturais mais fortes dos gaúchos. A residência foi projetada afim de agregar todos os amigos e familiares e não interferindo nos demais compartimentos da residência e de livre acesso para o pátio de lazer. A iluminação e ventilação natural foi uma solicitação determinante no lançamento do projeto.
O pavimento térreo possui usos bem determinados e zoneados: churrasqueira e espaço gourmet bem definido e integrado com a área de lazer, sala de estar com pé direito duplo está integrada com jantar e cozinha americana posteriormente garagem para dois veículos e a área de serviço. O uso de pé direito duplo aumenta a amplitude e luminosidade dos ambientes. O segundo pavimento é caracterizada pela área intima sendo dois dormitórios com orientação solar norte excelente para o rigoroso inverno gaúcho, banheiro e suíte com closet.
DETALHES QUE COMPÕEM O PROJETO
O estilo contemporâneo característica marcante da borbaneto | ESTÚDIO DE ARQUITETURA, é diferenciadas pela ausência total de ornamentação, mistura de diferentes revestimentos, elas são projetadas pelas suas linhas retas e ortogonais. O uso da porta de madeira pivotante na fachada, demarca muito bem o acesso para residência que são seguidas por um plano de madeira que da continuidade na fachada.
A utilização de pele de vidro a mostra, o que internamente aumenta muito a sensação de amplidão e valorizam a escada em concreto armado revestida com degraus em louro freijó. O uso de vidros reflexivos impedem a visão de quem esta do lado de fora, adicionam brilho e requinte a fachada. O volume da lareira elemento este essencial no inverno gaúcho, fica escondido no volume que permite verticalidade na fachada e revestido por pedra caxambu corte palito.
Uma construção tem que seguir 3 passos para ser considerada um sucesso: ela precisa ser firme e resistente, prática e útil e bonita. Na arquitetura a visão do que é considerada bonita muda com o passar do tempo, mas sempre é expressa principalmente pela fachada das casas.